535
Eu não gosto de ginásios, andei em alguns {há muito tempo atrás} e definitivamente não tenho paciência para conversas da treta tais como meninas super fit a falarem da sua mega barriga imaginária.
Vá não se sintam ofendidas aquelas pessoas que adoram e acham super divertido, ainda bem para vocês, assim conseguem andar mais na linha do que eu.
E por não gostar de ginásios andei a pesquisar coisas que poderia fazer em casa, que não fosse muito volumoso, que tivesse uma componente muito divertida e que não precisasse de um treino tipo maratona.
Correr estava completamente fora de questão, odeio correr, nem para um autocarro que passe de 2 em 2 horas quanto mais sair de casa todos os dias para fazer isso.
E um dia esbarrei-me num livro do Tony Robbins em que uma das coisas que ela aconselha por experiência própria, quer a nível de trabalho aeróbico, perda de peso e alivio do stress, é a prática do trampolim.
Depois fui para a net ver o que as outras pessoas diziam, fiquei entusiasmada e ontem comprei o meu trampolim.
Quando o meu marido chegou a casa, recebi-o literalmente aos saltinhos. Ele nem queria acreditar no que estava a ver, e eu expliquei-lhe que agora já não precisava que ele me tirasse as coisas dos armários mais altos, porque eu já lá consigo chegar. Como vêm existe toda uma vantagem em ter um trampolim em casa, ora vejam:
- Melhora a coordenação motora e equilíbrio
- Tonifica os músculos
- Promove a perda de peso devido ao trabalho aeróbico
- Melhora o desempenho do sistema cardiovascular e circulação linfática
- Alivia o stresse e promove o relaxamento muscular e emocional
- O trampolim tem a vantagem de absorver uma parte do choque, aliviando o impacto nos pés
- Por ser muito divertido melhora a nossa auto-estima e consequentemente a nossa qualidade de vida
Depois destes benefícios todos estamos prontos para comprar um trampolim e nos divertirmos muito, mas atenção esta modalidade não possui propriamente desvantagens mas como qualquer outra prática de exercício físico tem algumas contra-indicações tais como:
- Labirintite
- Problemas nas articulações dos joelhos, tornozelos
- Grávidas
- Pessoas com problemas na coluna
- Doentes cardíacos
Alguns conselhos úteis na prática do Jump
- Utilizar ténis confortáveis, planos e sem molas
- Manter sempre a coluna direita
Algumas curiosidades:
Durante a II Guerra Mundial os trampolins foram usados para treinar a percepção espacial dos pilotos dos caças. E recentemente, os astronautas na NASA treinam com trampolins concluindo que em termos aeróbicos é tão eficaz como a corrida minimizando o impacto.
Foto de Fique em Forma