Neste tempo de quarentena e a tentar sair o mínimo de casa, nada melhor que pesquisar umas receitas fabulosas e tentar que saiam iguais.
Desta vez, e depois de muito influenciada pelos bonitos posts no facebook, decidi replicar esta receita da Susy Bimbolica.
A Susy recomenda farinha tipo 65 mas eu só tinha em casa tipo 55, dá para usar na mesma mas tem de se compensar. Como a farinha T55 é mais leve tem de se colocar mais 10% do peso que vem na receita para farinha T65.
De resto usei as mesmas quantidades de ingredientes mas eu pessoalmente gosto mais dos croissants doces, e estes não ficam muito. Ainda assim é uma receita muito boa.
Ingredientes para a massa:
- 500g farinha T65 (ou 550g de farinha T55)
- 20g de fermento de padeiro fresco
- 125g leite
- 3 colheres de sopa de açúcar
- 1/2 chá de flor de sal
- 2 ovos médios
Ingredientes para pincelar as camadas de massa:
- uma quantidade de margarina derretida suficiente para pincelar as 8 camadas de massa
Ingredientes para pincelar croissant depois de levedar:
- 2 gemas
- leite
Preparação da massa:
Deitar no copo o leite, o açúcar e o fermento e programar 2 min./37ºC/vel. 1, o fermento pode ir congelado, nestes 2 minutos será tempo necessário para ele ficar desfeito.
Quando terminar o tempo, juntar os restantes ingredientes para a massa e programar 5 min./vel. espiga.
Se a massa estiver muito pegajosa colocar mais um pouco de farinha e amassar mais um pouco.
Retirar a massa do copo e amassar um pouco à mão. Dividir esta massa em 8 bolinhas iguais e reservar.
Estender a primeira bolinha em forma de circulo como se fosse uma base de pizza, pincelar com a manteiga derretida destinada para este fim, estender a segunda bolinha também em forma de circulo e coloca-la por cima da primeira camada e pincelar com manteiga.
Fazer o mesmo procedimento para todas as bolinhas, na 8ª bolinha depois de coloca-la por cima de todas as outras camadas, não se pincela com manteiga.
Depois de ter as 8 camadas de círculos sobrepostas (não se preocupem que não tenham ficado círculos perfeitos, no fim fica bonito na mesma), esticar mais um pouco com o rolo da massa, eu dividi as camadas por 8 triângulos, tipo fatias de pizza, enrolei e por fim coloquei no tabuleiro forrado com papel vegetal, e deixei levedar por 50 minutos.
Para levedar costumo aquecer o forno a cerca de 40/50ºC e deixo lá dentro o tabuleiro, vigiando sempre.
Por fim pincelei os croissants já levedados com a mistura de leite e gemas e levei ao forno a 200ºC cerca de 15 minutos.
Ficam bem fofos e grandes.
Obrigada Susy pela partilha desta receita.