Pavlova

por Monica Sona

  
Hoje é dia da Mãe e como sempre preparamos um bolinho. Este ano aventurei-me nas Pavlovas… uma longa história esta minha com as pavlovas, já experimentei várias vezes sem sucesso, agora também não ficou como desejei mas está minimamente aceitável…uma aventura!
Mas o que realmente desejo neste dia não é apenas que a pavlova me saía muito bem, mas que estes momentos em família e juntos com a nossa Mãe se repita por muitos e longos anos cheios de amor, saúde e felicidade.

Ingredientes:
  • 8 claras de ovo (podem ser congeladas, e aqui o turbo simplifica tudo)
  • 480 g de açúcar (eu coloco açúcar em pó, a bimby faz)
  • 1 colher de sopa de amido de milho (a famosa Maizena)
  • 1 colher de sopa de vinagre de sidra
  • uma pitada de sal
Preparação:
Pré aquecer o forno a 110ºC. Colocar as claras e a pitada de sal no copo e programar 8 min/vel 4, assim que começarem a montar, ir juntando aos poucos o açúcar mas sempre com a bimby em funcionamento. Juntar o amido de milho e o vinagre. Entretanto preparar a folha de papel vegetal, há quem faça uma circunferência e depois deite o merengue dentro desse contorno. Eu coloco um prato que dê para ir ao forno e por cima coloco a folha de papel vegetal, esta segunda técnica é boa para casos como este que me aconteceu, o merengue não ficou muito bem montado, não sei o que se passou mas quando terminei de colocar o açúcar (que coloco pouco a pouco) ele desmanchou, mas não ia perder aquela quantidade de ingredientes então dividi o preparado por dois pratos, o prato como não é totalmente plano faz com que o merengue não se espalhe e se mantenha dentro dos contornos que lhe quero dar e depois vão ao forno ao mesmo tempo a 110ºC durante 30 minutos, de seguida baixa-se a temperatura para 90ºC e deixa-se no forno mais 1h30 minutos, e quando o tempo terminar desligar o forno e deixar arrefecer o merengue lá dentro.
Coloquei as pavlovas uma por cima da outra e recheei com iogurte grego e por cima decorei com frutos vermelhos, é uma receita que leva muito açúcar e o contraste com a acidez dos frutos vermelhos fica perfeita.

Também poderá gostar de

2 comentários

Isa Maria 14 de Maio, 2014 - 0:37

Interessante… ainda ontem vi no master chefe australiano duas concorrentes a fazerem Pavlov e n sabia o q era, e essa do amido tb não. Hei-de experimentar.

Responder
Joana Carmo 14 de Maio, 2014 - 0:41

Eu sempre achei que têm um aspecto muito delicioso mas nunca provei nem fiz … Na altura de escolher, acabo sempre por optar por outras coisas mas talvez dê uma experimentadela um dia destes ! 😀

Esta ficou muito bonita !

Responder

Deixa o teu Comentário

Este site utiliza cookies para lhe permitir uma melhor experiência de utilização. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. OK