242
Não tenho qualquer dúvida que o stresse é maior causador de problemas de saúde, e que o constante estado de emergência em que nos colocamos vai interferir no normal equilíbrio fisiológico do nosso organismo.
E então o que é o stresse?
O stresse é uma resposta fisiológica e comportamental que é desencadeada quando nos sentimos ameaçados por colocar em causa a nossa sobrevivência. Basicamente ficamos em estado de alerta e em condições de reagir.
Até aqui tudo bem, porque num caso de ameaça real, como por exemplo quando atravessas uma estrada e te apercebes que vem um carro a alta velocidade, até dá jeito porque te colocas imediatamente sobre stresse e as tuas glândulas suprarrenais segregam adrenalina e cortisol que te vão fazer reagir, fugindo desse perigo iminente.
E isto seria perfeito se o teu organismo conseguisse distinguir uma ameaça real de um simples episódio rotineiro.
Imagina agora estes dois cenários:
- Uma ameaça real – Estás numa selva em África e quando olhas para trás de ti vês um leão esfomeado a aproximar-se.
- Um episódio rotineiro – Estás numa fila de trânsito em hora de ponta e percebes que não vais chegar a horas ao teu trabalho.
Apesar dos exemplos serem totalmente diferentes, ambos causam exactamente o mesmo tipo de resposta no teu organismo. Se num dos casos tens mesmo de lutar pela tua sobrevivência no outro só tens de tentar controlar o teu pensamento.
No teu dia a dia, é no local de trabalho que sentes maiores níveis de stresse, porque é o local onde passas mais tempo e onde tens de provar diariamente que és boa, onde és sistematicamente analisada e posta à prova, onde muitas vezes és colocada em situações de injustiça, e que ainda te dizem que tens uma fila de gente pronta para entrar no teu lugar, em suma tens de gerir bastantes conflitos o que te leva a estar em alerta constante.
Agora imagina os níveis de cortisol e adrenalina no teu sangue diariamente, todos nós estamos sujeitos a vários episódios rotineiros que nos colocam em constante alerta.
A vida moderna faz-nos pensar que sentir stresse é normal, que o facto de andarmos extremamente ocupadas e agitadas faz parte de uma vida interessante e cheia de emoção. Que o facto de não termos tempo é porque a nossa produtividade está no seu melhor e no fim nem nos damos conta daquilo que estamos a fazer a nós e por consequência aos outros que nos rodeiam.
E não, não é normal!
E por não ser normal deixo-te uma lista de alguns sintomas que o elevado nível de cortisol, pode causar:
- Dores de cabeça
- cansaço crónico
- Ansiedade
- Insónias
- Dificuldade em perder peso
- Oscilações de humor
- Problemas de infertilidade
- Acne
- Depressão
- Diminuição da libido
Analisando bem as coisas, a maioria das situações que te stressam não te colocam propriamente em risco, muitas das vezes a origem está dentro de ti e na forma como projectas essa realidade. Na verdade quem decide aquilo que realmente queres ou aquilo que sentes e pensas, és tu e ninguém tem esse poder para além de ti.
Portanto o melhor remédio para o stresse é ouvires o teu corpo e usares o teu poder a teu favor.