404
Um dos meus mais recentes livros da Bimby é o da Dani Valent. Ela é jornalista, critica gastronómica, escritora premiada e fã da Bimby tal como eu. Escreve para o diário de Melbourne onde escreve sobre comida e pessoas.
Neste livro a Dani juntou cerca de 100 receitas de 74 conceituados chefs de mais de 20 países, entre eles encontram-se os nossos queridos Chefs Luís Baena e Henrique Sá Pessoa.
Um dia destes andava eu a querer fazer uma nova sobremesa, e escolhi esta tarte. Não é uma receita super rápida mas vale a pena fazer.
Base
Ingredientes:
- 50g nozes de macadâmia
- 20g coco ralado (seco)
- 70g de farinha
- 60g flocos de aveia
- 1 c. chá de bicarbonato de sódio
- 50g de açúcar amarelo
- 1/2 c. chá de gengibre em pó
- 50g manteiga, cortada em cubinhos
- 30g de xarope de ácer
Preparação:
Pré-aquecer o forno a 180ºC. Manter o forno sempre ligado uma vez que vai ser utilizado durante toda a preparação.
Colocar as nozes e o coco espalhadas num tabuleiro de forno, forrado com papel vegetal e levar ao forno até ficarem ligeiramente torradas, 5 minutos chegam. Quando arrefecer colocar no copo da bimby, juntar a farinha, os flocos de aveia, o bicarbonato de sódio, o açúcar amarelo e o gengibre e misturar 10seg/vel 5, e reservar. Deitar a manteiga e o xarope de ácer no copo e aquecer 2 min/100ºC/vel 1. Adicionar os ingredientes reservados e misturar 1 min/vel 2.
Colocar a massa entre duas folhas de papel vegetal, estender até a massa ficar com 2 mm de espessura e levar ao congelador durante 10 minutos. Colocar o disco da forma de fundo amovível por cima da massa e recortar um circulo de forma a caber bem no fundo da forma. Levar ao forno durante 5 minutos, ou até ficar castanho-claro/dourado. Reserve.
Como nada se perde e tudo se transforma podemos aproveitar os restos da massa e servir por cima de um gelado, com um iogurte.
Recheio
Ingredientes:
- 80g de açúcar demerara
- 100g de açúcar amarelo
- 20g leite em pó
- 20g pão ralado
- 1 c. chá flor de sal
- 130g de manteiga aos cubinhos
- 70g de gemas (cerca de 4 ovos)
- 80g de natas
Preparação:
Colocar os açucares, o leite em pó, o pão ralado e o sal no copo da bimby e triturar até ficar em pó fino 15 seg/vel 10. Reservar.
Colocar a manteiga no copo e derreter 3 min/100ºC/vel 2. Adicionar o preparado reservado e bater 30seg/vel 4. Juntar as gemas e as natas e bater 1 min/60ºC/vel 3.
Deitar o recheio sobre a base e levar aos forno durante 20-25 minutos. Colocar a tarte no congelador durante uma hora ou até ficar firme (sobre um pano de loiça para proteger a prateleira).
Gelatina de Maracujá
Ingredientes:
- 3 Folhas de gelatina
- 6-8 maracujás (80g de sumo)
- 110 g de açucar
- 1 pedaço de 2 cm de gengibre fresco, descascado e em rodelas
Preparação:
Demolhar as folhas de gelatina em água fria até amaciarem.
Retirar a polpa dos maracujás e colocar no copo da bimby e misturar 15 seg/vel 4 ou até ficar liquida. Coar para retirar as sementes e a polpa e pesar 80g de sumo, reservar.
Colocar o açúcar na bimby e triturar 3 seg/vel 9, para obter uma textura fina mas não em pó. Adicionar o gengibre e 110g d água e aquecer 5 min/100ºC/vel 1, para se fazer uma calda de açúcar. Retirar as rodelas de gengibre. Espremer as folhas de gelatina e deita-las no copo juntamente com o sumo de maracujá. Aquecer 1 min/80ºC/vel 3 até a gelatina dissolver. Deitar devagar sobre a tarte já firme e leve ao frigorífico durante 3 horas (ou 1 hora ao congelador). A gelatina tem de ficar bem firme.
3 comentários
Que tarte maravilhosa!
Barriguinhas obrigada 😉
Parece criminosamente doce e delicioso!
Quase me faz esquecer os doces com pouco açúcar.
Cumprimentos,
RJ
NaCozinhaComRJ.com * FB * IG